World Energy Cities Partnership (WECP) debate oportunidades para o mercado de óleo e gás

  • Português
  • English
  • Postado em 26 de outubro, 2015


    WECPRio de Janeiro, 26 de outubro – No segundo dia de trabalho da 20ª edição do encontro anual da World Energy Cities Partnership (WECP), o cenário atual do mercado brasileiro, sob várias perspectivas, assim como o cenário de várias outras cidades da WECP  foram o foco do debate que teve como palco o Centro de Pesquisas da GE, no Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro.

    Representantes de instituições setoriais do Brasil,  Jorge Camargo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Paulo Martins, presidente da ABESPETRO destacaram o volume de reservas comprovadas e os investimentos que já estão sendo realizados como razões de reforço de confiança na indústria local.

    O ponto de vista das companhias internacionais reuniu, no segundo painel,  André Araújo, presidente da Shell do Brasil, Gilberto Peralta, presidente da GE Brasil, Stephane Vignet, presidente da Schlumberger Brasil e Pal Ertrheim, presidente da Statoil. O debate girou em torno da redução de custos –  com padronização e integração de sistemas – e da defesa de mais investimento em inovação. “Existe uma tendência para desacelerar os poços durante os tempos de crise, mas inovação reduz custos a longo prazo”, declarou  president da  Schlumberger Brasil.

    A colaboração e o esforço conjunto atual cenário do mercado internacional foram os pontos de fala do último painel do dia, do qual participaram Christine Helgo, prefeita de Stavanger (Noruega), George Adam, prefeito de Aberdeen (Escócia), Gillian McCormack, Vice presidente de Comércio e Desenvolvimento de Calgary (Cacnadá) e Gareth Morgan, Secretario de Comércio e Investimento da Cidade do Cabo (África do Sul).

    Ao final do evento, Maurício Guedes, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, fez apresentação sobre o desenvolvimento da área de inovação no Brasil.

    Amanhã (27/10), os debates “ Pesquisa e Desenvolvimento no Setor de óleo e Gás” e “Projetos de Transformação Urbana” acontecerão no Riocentro em ação de integração com a OTC Brasil.

    A WECP, entidade que reúne 23 cidades de 19 dos principais países produtores de petróleo do mundo, realiza pela primeira vez o evento no  Rio de Janeiro com a presença de 15 delegações, sendo 9 lideradas por prefeitos.

    O encontro anual da WECP acontecerá entre os dias 25 e 28 de outubro, com eventos no Centro de Pesquisa da GE, no Parque Tecnológico da UFRJ, e no Riocentro.

    Veja a programação atualizada no site.

    Fotos disponíveis aqui.