World Energy Cities Partnership elege novo presidente

  • Português
  • English
  • Postado em 28 de outubro, 2015


    WECP

    Rio de Janeiro, 28 de outubro – Hoje, durante a 20a edição da reunião geral da World Energy Cities Partnership (WECP), o Comitê Diretor deu as boas vindas a seu novo presidente-eleito: Mike Savage, prefeito de Halifax (Canadá). O mandato de dois anos do prefeito Savage começa em janeiro de 2016.

    “Estou honrado em poder servir como presidente da World Energy Cities Partnership”, disse o prefeito Savage. “Esse é o mais importante fórum para conectar players globais de energia. As 23 cidades-membro trazem experiências ímpares e estarei sempre à procura de seus conselhos enquanto vamos atrás de oportunidades na economia de energia que passa por mudanças”, completou.

    O prefeito Mike Savage tem sido um líder ativo na WECP desde outubro de 2012. Ele facilitou diversas parcerias dentro da WECP, incluindo um acordo de colaboração entre Halifax e Aberdeen (Escócia), no qual as cidades para a identificação de oportunidades mútuas nas áreas de óleo e gás, energia renovável, desenvolvimento sustentável e educação.

    Membros do Comitê da WECP também agradeceram à presidente Christine Sagen Helgø, prefeita de Stavanger (Noruega) por sua dedicação durante os últimos dois anos. Ela foi reconhecida por expandir a base de membros, com a adição de Cidade do Cabo (África do Sul) e Kuala Lumpur (Malásia). Sua liderança também fortaleceu os elos entre universidades e pesquisadores, especificamente pela formação de um acordo de cooperação entre universidades em Stavanger, Houston (EUA), St. John’s (Canadá) e Aberdeen para recursos no Ártico. A prefeita Helgø desejou sorte ao prefeito Savage na posição e indicou seu apoio contínuo à organização.

    A edição desse ano da reunião anual da WECP foi realizada pela Rio Negócios, agência oficial de atração de investimentos do Rio de Janeiro. Três temas foram a pauta: o desenvolvimento da indústria de óleo e gás, transformação urbana e as políticas públicas para apoiar pesquisa e desenvolvimento.

    Os prefeitos das cidades-membro funcionam como o Comitê da WECP, que é servido por um secretariado em Houston, USA.  Os novos Oficiais eleitos são:

    • Presidente – Mike Savage, Prefeito de Halifax, Canadá
    • Vice-Presidente – Patricia de Lille, Prefeita de Cidade do Cabo, África do Sul
    • Andy Icken – Secretário-Geral
    • Janet Moore – Tesoureira

    Baseada em Houston, a World Energy Cities Partnership (WECP) é o polo internacional para cidades de energia. Seu objetivo é apoiar o crescimento da economia de energia. Atualmente, 23 capitais globais de energia formam a rede de colaboração da WECP. A filiação à entidade permite que cidades trabalhem dentro da organização para expandir oportunidades de negócios, fazer intercâmbio de ideias sobre desenvolvimento urbano e atração de investimentos, além de desenvolver alianças estratégicas com outras cidades globais de energia.