Turismo durante o Carnaval movimenta mais de R$ 2,2 bilhões no Rio de Janeiro

  • Português
  • English
  • Postado em 23 de fevereiro, 2015


    O Rio de Janeiro recebeu no Carnaval 977 mil turistas – 26 mil deles desembarcando no Porto, em dez navios – que movimentaram mais de R$ 2,2 bilhões na economia da cidade. Como de costume, o carnaval de rua foi o grande destaque: 4.793.500 pessoas participaram dos 455 blocos que desfilaram pela cidade. No Sambódromo, 94% do ingressos foram vendidos nos quatro dias de desfiles. Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, “este carnaval já foi muito melhor do que o anterior”.

    (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

    Essa quantidade de turistas ajudou a taxa de ocupação média da rede hoteleira do Rio a atingir 83,79%, seis pontos acima do índice de 2014 para o Carnaval, segundo a Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). Segundo o presidente da associação, Alfredo Lopes, a ocupação da rede hoteleira superou as expectativas. “O carnaval carioca foi fortemente prestigiado, principalmente, pelos turistas nacionais, que ocuparam mais de 70% dos quartos vendidos”.

    Segundo as informações divulgadas, o maior índice foi nos bairros de Ipanema e do Leblon, com 92% de ocupação média. Em seguida, vieram os bairros de Copacabana e Leme, com 85,34%, Flamengo e Botafogo, com 83,10%, e o Centro do Rio, com 82,25%. A Barra da Tijuca surpreendeu a indústria hoteleira, apresentando uma taxa de 77%, aumento de quase 10 pontos percentuais em relação ao resultado do ano passado.