Terminal de petróleo do Porto do Açu deve ser concluído ainda este mês

  • Português
  • English
  • Postado em 2 de dezembro, 2015


    254162-970x600-1

    O complexo da Prumo no Porto de Açu tem avançado em suas obras e deverá finalizar neste mês a construção de seu terminal para transbordo do petróleo extraído na Bacia de Santos. O empreendimento, que tem previsão de início de atividades para o próximo ano, atenderá a empresas como a britânica BG e a Chouest, que utilizará áreas do porto para carregar e descarregar embarcações de apoio às plataformas da Petrobrás.

    O terminal de transbordo de petróleo constitui um dos maiores investimentos no porto e desperta o interesse de empresas estrangeiras. Em agosto deste ano, a Prumo vendeu 20% do projeto à alemã Oiltanking, em negócio firmado por US$ 200 milhões. Por meio do acordo, a companhia será responsável pelo gerenciamento das operações realizadas no terminal.

    O complexo do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), já recebeu investimentos somados em R$ 12 bilhões e conta hoje com três fábricas ativas, todas voltadas ao segmento de óleo e gás. São elas a da Wärtsilä, que produz turbinas e motores de navios, e as da NOV e da Technip, especializadas em tubos flexíveis para projetos de exploração.

    Recentemente, o complexo industrial conseguiu nova autorização junto à Secretaria Especial dos Portos (SEP) para o transporte de petróleo, assim como para um aumento de seu calado, facilitando a entrada de navios de maior porte em sua área.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter