Taxistas buscam aprimoramento

  • Português
  • English
  • Postado em 24 de janeiro, 2012


    Amélia Alves

    O Brasil está no pódio dos campeões de qualidade no que se refere ao atendimento da frota de táxi, afirma Natalício Bezerra, presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo. Se não é a melhor, certamente está entre as três mais modernas do mundo. Hoje, a capital paulista abriga 34 mil táxis e 40 mil taxistas, infraestrutura que a categoria acredita ser suficiente para atender a demanda durante a Copa do Mundo 2014. Em Paris são 14,9 mil carros, em comparação a 12,8 mil em Nova York.

    E a qualidade do serviço só tende a melhorar, segundo a Associação das Empresas de Frota do Município de São Paulo (Adetax). A estimativa é que, em 2012, as empresas renovem 30% dos veículos. Para tanto, os frotistas investirão cerca de R$ 38 milhões na compra de automóveis. Trabalhar com veículo novo é cada vez mais uma necessidade para os profissionais e uma exigência dos passageiros, diz Ricardo Auriemma, presidente da Adetax.

    Se as máquinas já estão a todo vapor para a Copa, a prioridade agora é acelerar o inglês dos pilotos que conduzirão o turista ao evento. Para sindicatos, frotistas e cooperativas não há mais tempo a perder nesta corrida que pode se tornar um modelo a ser seguido em outras praças do País. Alexandre Ambrogi, gerente de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop), sentiu a necessidade de reciclagem dos profissionais em recente visita à África do Sul, sede da Copa de 2010. Fiquei surpreso com o serviço prestado lá. Voltei preocupado.

    O Sescoop estruturou um programa de formação que envolveu até os atendentes das centrais das cooperativas. São três etapas. No primeiro módulo, houve o treinamento do serviço de atendimento. O segundo destina-se ao uso de tablets e GPS. A última etapa compreende aulas de inglês e espanhol para a comunicação com o cliente.

    Valor Econômico/AC



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter