Rio tem dois projetos finalistas para Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

  • Português
  • English
  • Postado em 17 de julho, 2015


    30788

    Dois projetos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão entre os três finalistas da categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional” do Prêmio ANP Inovação Tecnológica 2015. Criado em 2014, o objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

    O projeto do Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP), “Efeitos geomecânicos em reservatórios e rochas adjacentes causados pela produção – Fase II” contempla um sistema capaz de calcular com precisão, de forma mais simples e muito mais rápida os efeitos da retirada de petróleo na superfície e nas rochas adjacentes ao reservatório. “Conseguimos resultados muito mais rápidos do que o método tradicional, que usa uma quantidade enorme de CPUs em salas gigantes com 24h de ar condicionado. Nosso projeto utiliza apenas um desktop com 4 GPUs e o custo fica entre R$ 20 mil e R$ 30 mil”, revela Prof. Sérgio Fontoura, coordenador do Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP) do CTC/PUC-Rio.

    Já o projeto “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI/Autonomous Underwater Riser Inspector)” chega à final com uma família de robôs desenvolvida no Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção (CPTI) do CTC/PUC-Rio em parceria com a Petrobras para limpeza e inspeção completa de dutos verticais. “A ferramenta de limpeza foi testada com sucesso em plataformas de petróleo no Brasil desde o ano passado. Os resultados confirmaram que ela é até dez vezes mais produtiva quando comparada com os procedimentos normais de limpeza com mergulhadores”, revela o engenheiro Miguel Freitas, do CPTI.

    Os vencedores do prêmio ANP Inovação Tecnológica 2015 serão revelados durante a cerimônia de premiação no dia 6 de agosto.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter