Rio Negócios participa de encontro de desburocratização com escritórios de advocacia

  • Português
  • English
  • Postado em 2 de março, 2016


    JUCERJA

    A Rio Negócios participou de um encontro nessa quarta, 2 de março, com o Comitê de Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro, a Jucerja e a Prefeitura do Rio de Janeiro para divulgar medidas adotadas nos últimos meses. O encontro, realizado na sede da Jucerja, teve como objetivo mobilizar advogados para que contribuam na melhoria do desempenho do Rio na avaliação global “Doing Business”, que avalia o ambiente de negócios de cidades no mundo.

    O presidente da Rio Negócios, Marcelo Haddad, explica que  a publicação Doing Business é  elaborada anualmente pelo Banco Mundial a partir de questionários sobre o ambiente de negócios respondidos em diversos países por firmas de advocacia nas cidades. “Houve um grande esforço da Prefeitura e do Governo do Estado para integrar sistemas e simplificar processos, a fim de se aprimorar o ambiente de negócios no Rio de Janeiro”, declarou Marcelo.

    Entre as melhorias estão a dispensa do reconhecimento de firma por autenticidade perante a Jucerja e também o reconhecimento de firma por semelhança nos processos relativos à abertura de novas empresas. No último relatório do Doing Business, o prazo para abertura de empresas no Estado era de 54 dias e 11 procedimentos necessários. Com as medidas adotadas desde a instalação do Comitê houve uma redução no número de dias e procedimentos. “Mas, apesar desse avanço, continuamos no estudo de maneiras de reduzir a quantidade de procedimentos”, explicou o presidente do Comitê e procurador do Estado, Anderson Schreiber.

    Também estavam também no encontro o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, os representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Bruno Bondarovsky e Magda Mumic Lisboa, e advogados das 12 maiores firmas de advocacia instaladas na cidade.

    Mais informações sobre as novidades na legislação estadual para a melhoria do ambiente de negócios podem ser obtidas aqui.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter