Rio Negócios comemora o fortalecimento da indústria criativa com o lançamento de associação setorial no Porto

  • Português
  • English
  • Postado em 12 de agosto, 2015


    2015-840090076-2015081119431.jpg_20150811

    A Rio Negócios, agência de atração de investimentos da cidade, comemora a criação do Distrito Criativo do Porto, associação que reúne dezenas de empresas e coletivos de indústria criativa instalados no entorno da Zona Portuária. “A indústria criativa é uma das vocações econômicas do Rio de Janeiro que estamos trabalhando ativamente. O setor criativo será um dos maiores beneficiados pelo legado olímpico, com a instalação de um backbone de última geração para suportar o imenso volumes de dados transmitidos durante os Jogos. Isso fará com que a cidade tenha a maior velocidade de transmissão de dados do país e permitirá uma expansão de segmentos como animação e games, firmando o Rio como um hub criativo na América Latina”, informou Marcelo Haddad, presidente da Rio Negócios.  Haddad informou ainda que, no setor de audiovisual  já existem projetos sendo desenvolvidos para serem instalados no Porto e na Zona Oeste.

     

    Distrito Criativo do Porto

    Inspirado em exemplos de sucesso, como o Wynwood Arts District, de Miami, nos Estados Unidos, o Distrito pretende promover eventos culturais e rodadas de negócios para divulgar a produção local.

    Segundo Daniel Van Lima, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), a área concentra 50 empresas da indústria criativa, totalizando 320 profissionais. Ele explica que a ideia é dar condições para que os negócios locais prosperem e se fortaleçam como uma marca do Porto. Entre os projetos previstos estão a criação de programas de capacitação de mão de obra e consolidação e ampliação do calendário cultural. A médio prazo, o grupo planeja a criação de uma casa e de um condomínio que unirão estes projetos em comum das empresas.