Rio de Janeiro ganha todos os prêmios ANP de Inovação Tecnológica

  • Português
  • English
  • Postado em 7 de agosto, 2015


    premioANP

    O Rio de Janeiro consolidou a posição de maior polo de pesquisa e desenvolvimento de petróleo e gás no Brasil ao conquistar todas as categorias do prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Os projetos apresentados pelas parcerias  PUC-Rio e Petrobrás; COPPETEC – COPPE/LACEO, CAldez e Petrobras;  e pela  Coppe/UFRJ, IPT, Subsea7 do Brasil e a Petrobrás foram consagrados entre mais de 50 projetos concorrentes. A cerimônia de premiação aconteceu essa quinta-feira, 06/08, no Palácio do Itamaraty, no Rio.

    O projeto “Sistema autônomo de limpeza e inserção de risers (AURI)”, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC/PUC-Rio) em parceria com a Petrobrás, foi o vencedor na categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional”. Na categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera”, o vencedor foi a Boca de Sino Multifuncional (BSMF), desenvolvido pelo COPPETEC – COPPE/LACEO, junto com a Petrobrás e Caldex. A terceira categoria – “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera” – premiou o projeto Boia de Sustentação de Risers (BSR), desenvolvido por uma parceria entre o Coppe/UFRJ, IPT, Subsea7 do Brasil e a Petrobrás.

    Durante a cerimônia, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, ressaltou a importância da iniciativa da ANP. “Nós temos certeza de que com trabalho, dedicação e persistência só podem surgir coisas boas. E essas coisas boas nos motivaram a conceder esse Prêmio ANP de Tecnologia, que visa reconhecer projetos que são valiosas contribuições para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis”, afirmou.