Petrobrás e Statoil assinam memorando para participação conjunta em leilões

  • Português
  • English
  • Postado em 30 de agosto, 2016


    A Petrobrás e a norueguesa Statoil assinaram um memorando de entendimento para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração. Hoje, as duas companhias são parceiras por meio de consórcios em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção (10 no Brasil e três no exterior). O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, classificou as parcerias feitas na área de exploração como “formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento”.

    O novo acordo também prevê um esforço entre as companhias para fortalecer as competências técnicas e aumentar os volumes de óleo recuperável em campos maduros em operação nas bacias de Campos e Santos. Para Parente, esta estratégia será vantajosa para as duas empresas. “A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados”, declarou.

    As empresas também realizarão um diagnóstico sobre o mercado de gás no Brasil. A ideia é otimizar o aproveitamento do insumo, considerando inclusive possíveis investimentos das petroleiras e de outros parceiros em projetos de escoamento e processamento.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter