PARCERIAS DE INOVAÇÃO NO SETOR DE SAÚDE ENTRE BRASIL E AUSTRÁLIA SÃO DESTAQUE NA CASA RIO BUSINESS CENTER

  • Português
  • English
  • Postado em 17 de maio, 2016


     

    PARCERIAS DE INOVAÇÃO NO SETOR DE SAÚDE ENTRE BRASIL E AUSTRÁLIA SÃO DESTAQUE NA CASA RIO BUSINESS CENTER

    O legado de parcerias em inovação entre Brasil e Austrália e oportunidades futuras no setor de saúde foram o destaque do primeiro dia do Australia Day, seminário que faz parte da Casa Rio, maior programa de desenvolvimento de negócios já realizado no Brasil.

    Na primeira parte do seminário, Paulo de Souza, diretor científico do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), falou ressaltou a estratégia de atuação junto as instituições de pesquisa e desenvolvimento. “O CSIRO monitora demandas de mercado e tendências de pedidos de patentes para determinar qual o melhor caminho a seguir na hora de dedicar recursos de pesquisa e desenvolvimento”, disse Souza. “Existe um incentivo para colaborações entre diferentes áreas no setor acadêmico para que pesquisas sejam compartilhadas, com o objetivo de avançar em todas as frentes”, completou.

    Luiz Mello, Diretor Executivo do Instituto Tecnológico Vale, completou a primeira parte do seminário apresentando os resultados de parceria entre a Vale e o CSIRO. “Em 2003, a empresa se aliou ao CSIRO para criar uma rede de cooperação entre os centros de inovação e as duas instituições desenvolveram juntas uma tecnologia de monitoramento de abelhas chamada swarm sensing, que evoluiu para uma nova forma de geração e armazenamento de energia”, informou Luiz.

    Na segunda parte do seminário, especialistas da área de saúde discutiram oportunidades para os dois países no setor. “O modelo global de desenvolvimento de medicamentos está quebrado, com as gigantes farmacêuticas não investindo mais em inovação, abrindo espaço para países emergentes como Brasil e Austrália liderarem a nova onda de inovadores”, disse Garry Redlich, CEO da Implicit Bioscience.

    Redlich ainda discutiu parcerias no desenvolvimento de tratamento para o zika vírus. “Temos estudos relacionados a proteínas específicas que mostram resultados extremamente promissores”, disse Redlich. “Estamos no processo de prova de conceito e esperamos que seja aprovado no primeiro semestre do ano que vem, provando a eficácia da cooperação entre Brasil e Austrália”, completou.

    Concluindo a segunda parte dos seminários, Jaderson Socrates Lima, professor adjunto de medicina na UFRJ, discutiu os desafios presentes no setor de inovação brasileiro. “O Brasil é uma potência mundial na publicação de estudos científicos, mas fica para trás devido a uma falta de conhecimento por parte de pesquisadores sobre propriedade intelectual”. Jaderson também defendeu o estabelecimento de uma rede colaborativa de inovação. “Uma rede de cooperação entre instituições promove excelência, além de diminuir o fardo de cada instituição”, disse ele.

    O Australia Day continua nesta quarta-feira,  dia 18/05, com um seminário focado no legado de negócios relacionados aos Jogos de 2016 e como a Austrália construiu a marca excelência de qualidade em produtos de esporte, com uma apresentação da Australian Sports Technologies Network (ASTN), uma rede de empresas australianas que trabalha no desenvolvimento de negócios de serviços e produtos esportivos australianos.

    PROGRAMAÇÃO AUSTRALIA DAY – 18/05

    8:30h – Café da manhã/Credenciamento

    9:00h – Painel 1 – O Legado de Negócios dos Grandes Eventos Esportivos

    Fabio Nave – Gerente de Negócios, Australian Trade and Investment Commission (Austrade) – Austrália

    Francisco José Marins Ferreira – Sebrae no Pódio

    10:30h – Coffee break

    11:00h – Painel 2 – Inovações Tecnológicas para o Setor Esportivo

    Craig Hill – Diretor Executivo, Australian Sports Technologies Network (ASTN) – Austrália

    Dra. Maureen Flores, Diretora de Pesquisa, Inova EDU – Brasil

    12:30h – Encerramento

     

    Mais informações:

    PEDRO HOLLANDA phollanda@rio-negocios.com                        

             Telefone: (21) 3031-4004

    MARISA BASTOS mbastos@rio-negocios.com

             Telefone: (21) 3031-4015



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter