Obama quer turistas brasileiros

  • Português
  • English
  • Postado em 19 de janeiro, 2012


    O presidente dos EUA anunciou plano de turismo para abrir as portas aos viajantes de Brasil e China, que terão trâmites para conseguir visto agilizados.

    Por Redação

    O presidente dos EUA, Barack Obama, disse em discurso nesta quinta-feira (18), em frente ao castelo da Cinderela, na Walt Disney World, em Orlando, que a emissão de vistos para turistas do Brasil e da China levará em média 40% menos tempo até o fim deste ano, como antecipou reportagem da DINHEIRO publicada em agosto do ano passado, que você lê aqui.

    Obama apresentou medidas para facilitar o processo, entre elas a possibilidade de isenção de entrevista em alguns casos, por exemplo, quem precisa apenas renovar um visto vencido. “Queremos mostrar ao mundo, especialmente às pessoas destes dois países com uma classe média em expansão, que a América está pronta para os negócios”, disse Obama.

    Por meio de uma ordem executiva, o presidente iniciou um programa focado especialmente em países emergentes como o Brasil, cuja demanda de vistos aumentou 42% em 2011.

    “A população do Brasil adora vir à Flórida, mas nós estávamos dificultando essas visitas”, afirmou Obama. “Quanto mais gente visitar os EUA, mais americanos voltarão a trabalhar. É simples assim”, destacou o presidente.

    A Casa Branca calcula que se os EUA aumentarem sua participação no mercado turístico internacional, poderiam ser criados no país mais de um milhão de empregos na próxima década.

    A crescente classe média de países emergentes como Brasil, China e Índia é tratada como crucial nesse esquema, especialmente porque, segundo o Departamento de Comércio, os brasileiros gastam em média US$ 5 mil em cada viagem aos EUA.

    Nos últimos anos, o Brasil disparou a demanda por vistos tanto por turismo como por negócios, com 800 mil solicitações em 2011, e Washington se viu obrigado a reforçar o pessoal de seus consulados e agilizar os trâmites no país.

    > Curta a DINHEIRO no Facebook

    Istoé dinheiro online/AC



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter