O que passou

  • Português
  • English
  • Postado em 22 de janeiro, 2012


    SEG. 16/1

    Dilma sanciona lei que fixa gastos para a saúde

    A presidente Dilma Rousseff sanciona a lei que fixa recursos mínimos a serem investidos em saúde. Conhecida como Emenda 29, a lei determina que Estados invistam, no mínimo, 12%, e municípios, 15% da receita em serviços públicos de saúde. Despesas com saneamento básico, limpeza urbana, merenda escolar e pagamento de aposentadorias não poderão mais ser contabilizadas como gastos na saúde. A presidente vetou, no entanto, 15 pontos do texto. Um dos vetos descarta recursos adicionais da União em caso de crescimento do PIB.

    TER. 17/1

    Standard & Poor’s rebaixa fundo europeu

    A agência Standard & Poor’s (S&P) diminui o status AAA do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Feef), agora AA+. De acordo com a S&P, o rebaixamento da nota de crédito do fundo é consequência direta da perda do AAA pela França e pela Áustria na sexta-feira atrasada.

    A consequência da medida será o encarecimento dos pacotes de socorro a países da zona do euro. Segundo a agência, se os governos com a nota máxima – Alemanha, Holanda, Finlândia e Luxemburgo – elevarem sua participação no Feef, a avaliação pode voltar ao nível máximo.

    China cresce, mas desacelera em 2011 O crescimento chinês fechou o ano em 9,2%, mesmo índice de 2009, no auge da crise econômica. Entre os principais fatores que levaram à redução no ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo estão o enfraquecimento do setor imobiliário e da construção civil e as dificuldades das economias da Europa e dos Estados Unidos.

    QUA. 18/1

    Wikipédia sai do ar em protesto

    A enciclopédia virtual, Wikipédia, e outros sites saem do ar, num dia de protesto online contra duas leis que tramitam no Congresso americano para tentar proibir a distribuição de produtos piratas por sites baseados fora dos Estados Unidos. Empresas de internet reclamam que as leis Sopa (Stop Online Piracy Act), em andamento na Câmara dos Deputados, e Pipa (Protect Intelectual Property Act), no Senado, violam a liberdade de expressão assegurada pela Primeira Emenda da Constituição americana. Por causa da pressão na internet, os senadores adiaram indefinidamente a discussão da Pipa, prevista para terça-feira, 24.

    Mercadante vai substituir Haddad na Educação

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o governo nesta terça, 24, para dar início à sua campanha pela Prefeitura de São Paulo e será substituído pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

    O presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, assumirá a pasta de Ciência e Tecnologia no lugar de Mercadante, segundo a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto.

    Tropa de Elite 2 fica fora do Oscar

    O filme brasileiro Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha, ficou fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro na edição deste ano da premiação, depois da seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica. Agora, nove filmes seguem na disputa e a lista final com os cinco indicados ao Oscar nessa categoria será anunciada no dia 24.

    QUI. 19/1

    Santorum, não Romney, venceu prévias de Iowa

    O Partido Republicano declara que Rick Santorum foi o vencedor das prévias de Iowa, ultrapassando Mitt Romney, originalmente considerado o ganhador da primeira etapa da disputa pela nomeação do candidato à presidência dos EUA. A contagem dos votos mostrou que Santorum teve 34 votos a mais que Romney, mas o resultado final absoluto pode nunca ser conhecido, já que os votos de 8 dos 1.774 locais de votação desapareceram.

    SEX. 20/1

    Morre cantora de blues Etta James

    Morre, aos 73 anos, a cantora Etta James, uma das maiores intérpretes de blues dos EUA. Ela lutava contra uma leucemia, diagnosticada no ano passado, e sofria de insuficiência renal e mal de Alzheimer. Nascida em Los Angeles e batizada como Jamesetta Hawkins, ela começou a carreira ao 14 anos, no grupo The Peaches. Etta James venceu seis prêmios Grammy e emplacou vários sucessos, como At Last, do disco de mesmo nome lançado em 1960, TellMamma e Dance with me, Henry.

    O Estado de S. Paulo/AC



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter