O primeiro óleo de Eike

  • Português
  • English
  • Postado em 30 de janeiro, 2012


    Petroleira inicia produção no Rio. ‘Será a Embraer dos mares’

    O empresário Eike Batista já é também produtor de petróleo. A OGX, empresa petroleira do homem mais rico do país e oitavo do mundo, segundo a revista “Forbes”, informou ontem ter iniciado, exatamente às 19h48m40s de sábado, os procedimentos para extrair seus primeiros barris de óleo no campo de Waimea, na Bacia de Campos. A área fica a aproximadamente 80 quilômetros da costa, em frente a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

    Segundo o comunicado, foram injetados produtos químicos no poço localizado em águas rasas para o tratamento preliminar do petróleo e gás que serão processados na plataforma. Eike não acompanhou no local o início dos trabalhos de exploração no sábado. De acordo com a assessoria da empresa, o empresário deverá participar esta semana de um evento para marcar a estreia da petroleira.

    A OGX é a primeira companhia privada brasileira a produzir petróleo no mar. A reserva de óleo, batizada de Waimea, foi descoberta há dois anos, e a extração começa em fase de teste de longa duração, cuja finalidade é confirmar a produtividade. O início da produção ocorreu com três meses de atraso em relação ao cronograma previsto. A companhia, porém, considera o prazo um recorde, uma vez que o campo foi descoberto em 2009. A produção comercial, contudo, só terá início após a declaração de comercialidade.

    Quando a plataforma OSX-1 alcançar a capacidade máxima de produção – de 60 mil barris diários -, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2013, a OGX se tornará a quarta maior produtora do Brasil, ficando atrás apenas da Petrobras, da Chevron e da Shell. A produção inicial, com a operação do primeiro poço, deverá ficar entre 15 mil e 20 mil barris diários.

    “Será a Embraer dos mares”, afirmou ontem Eike no seu Twitter.

    “O fluxo de petróleo será incrementado gradualmente, conforme as boas práticas da indústria para melhor gestão do reservatório”, diz o comunicado divulgado ontem pela empresa. A OGX foi criada por Eike Batista em julho de 2007 e, desde então, vem desenvolvendo campanhas exploratórias. A previsão da empresa é que até o fim deste ano mais dois poços sejam postos em operação. (Luiza Xavier)

    O Globo/AC



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter