O LEGADO DE NEGÓCIOS DAS OLIMPÍADAS É DESTAQUE NA CASA RIO BUSINESS CENTER

  • Português
  • English
  • Postado em 18 de maio, 2016


    O LEGADO DE NEGÓCIOS DAS OLIMPÍADAS É DESTAQUE NA CASA RIO BUSINESS CENTER

    O legado de negócios proporcionado por grandes eventos esportivos no Brasil e  na Austrália foi o destaque do segundo dia do Australia Day, seminário que faz parte da Casa Rio, maior programa de desenvolvimento de negócios já realizado no Brasil.

    Na primeira parte dos seminários, Francisco José Marins Ferreira, coordenador do programa SEBRAE no Pódio, explicou como micro e pequenas empresas estão sendo impactadas pelos Jogos. Segundo Ferreira, o programa SEBRAE no Pódio, que qualifica fornecedores que atendam os requisitos de sustentabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI), continua o trabalho de internacionalização após os Jogos. “Queremos que as empresas capacitadas pelo programa tornem-se fornecedoras recorrentes das Olimpíadas. Já estamos em contato com os comitês organizadores dos Jogos de Inverno de Pyongyang, na China, e  dos Jogos de Verão de Tóquio, no Japão”, informou.

    Em seguida, Fabio Nave, da Austrade, agência de desenvolvimento de negócios do governo australiano, falou sobre a experiência da Austrália em criar uma liderança no setor de esportes para auxiliar empresas a se tornarem fornecedoras de grandes eventos esportivos. Segundo Fábio, a o governo australiano, que já contava com uma base de fornecedores preparados para atender demandas de grandes eventos, a partir de Sidney, concentrou-se em construir uma estratégia de expansão internacional das empresas, estabelecendo o país como líder mundial no setor esportivo.

    Na segunda parte do seminário, os esforços em inovação tecnológica em esportes foram o destaque da apresentação de Craig Hill, diretor executivo da Australian Sports Technologies Network (ASTN), instituição criada pela própria indústria esportiva para potencializar a reputação da Austrália de polo internacional de esportes. “Identificamos que havia muita expertise e pouca exposição internacional de marcas australianas. Para corrigir isso, criamos um ecossistema de inovação, com ligações entre institutos de pesquisa, federações esportivas, governo e investidores”, explicou Hill.

    A fala de Maureen Flores, diretora de pesquisa do Inova EDU, destacou as diferenças culturais entre os dois países na hora de formar uma estratégia. “O Brasil ainda não investe recursos em esportes como uma maneira de melhorar qualidade de vida, como na Austrália”, disse Flores. “É necessária uma parceria entre ministérios da Saúde e dos Esportes, além de uma política pública ordenada para investir em tecnologias de esporte, com foco em exportação”, completou.

    Segundo Maureen, o Inova EDU está focando na capacitação de desenvolvedores na área de soluções digitais para esportes. “Temos quase 2.000 interessados, mas precisamos traçar um plano para acomodar as diversas realidades do país, com webinars de custo acessível”, disse.

    Apresentações:

    ASTN Brazil.pdf (4MB)

    Innovation in Sports International Initiative – Brasil and Australia.pdf (738KB)

    MSE and Sports Business.pdf (1MB)

     

     

    O próximo evento da Casa Rio Business Center é o seminário “Espanha: Inspiração Olímpica – RIO 2016”, marcado para esta quinta-feira, dia 19 de maio. O evento contará com apresentações de soluções de infraestrutura desenvolvidas a partir dos desafios das Olimpíadas de Barcelona.

    PROGRAMAÇÃO “ESPANHA, INSPIRAÇÃO OLÍMPICA – RIO 2016” – 19/05

    8:45h – Credenciamento

    9:00h – Abertura do Evento BARCELONA Exemplo Olímpico

    Exmo. Manuel de la Cámara Hermoso – Embaixador da Espanha no Brasil

    Apresentação de Barcelona

    Representante Institucional da Prefeitura da cidade de Barcelona

    Palestras

    B+ABR BACKHEUSER E RIERA ARQUITETURA – Joan Ignasi Riera Mas

    AQUALOGY – Ricard Frigola Perez

    ROS ROCA ENVIRONMENT – Luis Carlos Blumer

    ROYALVERD – INDESCAT (Cluster da Indústria do Esporte da Catalunha) – Eudald Morera Salis

    10:30h – Coffee Break

    11:00h – Reuniões bilaterais

    12:30h – Encerramento



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter