Novo estudo aponta que consumidores preferem empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente

  • Português
  • English
  • Postado em 11 de fevereiro, 2015


    Um estudo feito com 1.138 internautas das cinco regiões do país numa parceria das empresas Opinion Box, Mundo do Marketing e DIA apontou que o consumidor atual é mais engajado e consciente, deixando de lado exageros e evitando desperdícios que possam afetar o planeta. A pesquisa foi feita em outubro de 2014, e os resultados apresentados dia 05/02, na ESPM-Rio.

    Mais da metade dos entrevistados respondeu que costuma dar preferência a empresas ou marcas que sejam reconhecidas por cuidarem do meio ambiente (54%), que procura formas e embalagens menos prejudiciais de transportar produtos (56%) e costuma ler os rótulos para avaliar a quantidade de itens como sódio, glúten, lactose e conservantes (57%).

    Por outro lado, foi ressaltado o fato de que temos uma indústria focada essencialmente no lucro e que, quando adotam ações sustentáveis, muitas vezes não as comunicam aos consumidores. “Temos um consumidor cada vez mais engajado e preocupado e, ao mesmo tempo, empresas que ainda visam muito o lucro e falham na comunicação sobre ações de sustentabilidade ou não as fazem porque, geralmente, implementar esse tipo de solução é algo caro, que requer uma mudança cultural”, disse a diretora de Estratégia da DIA e professora da ESPM, Simone Terra.

    Felipe Schepers, um dos fundadores da Opinion Box, endossou a opinião de Simone. “As empresas precisam atentar para a sua função social, que deve ser prioritária. O lucro vem naturalmente”.