NEGÓCIOS DA MODA SÃO DESTAQUE EM CONFERÊNCIA DA CASA RIO

  • Português
  • English
  • Postado em 27 de junho, 2016


    NEGÓCIOS DA MODA SÃO DESTAQUE EM CONFERÊNCIA DA CASA RIO

    Cerca de 300 profissionais  da área de Moda estiveram no Museu do Amanhã nesta segunda-feira, 27 de junho, para a terceira conferência setorial da Casa Rio, o maior programa de negócios do país. O evento, que teve como tema “Inovação em Negócios da Moda”, reuniu membros da cadeia produtiva, da área criativa a representantes das indústrias têxtil e de confecção, além de grandes cadeias varejistas, acadêmicos e autoridades governamentais responsáveis pela elaboração de políticas públicas.

    A primeira sessão teve como tema o papel de instituições públicas e privadas na promoção da indústria de moda local e contou com abertura de Caroline Rush, CEO do British Fashion Council, falando sobre a experiência do órgão na revitalização da indústria da moda britânica. Rush afirmou que a revitalização se deu por meio de uma infraestrutura de suporte para estilistas emergentes, seja em qualificação, monetização, investimentos e inserção de seus produtos no o e-commerce o mais rápido possível.

    Na sequência, o debate girou em torno do estabelecimento de uma visão estratégica para a indústria de moda brasileira. O consenso do painel foi a necessidade de maior articulação na cadeia produtiva. Um diálogo entre fornecedores, estilistas e varejistas abriria inúmeras possibilidades para o setor. Participaram do painel Oskar Metsavaht, diretor de estilo da Osklen e presidente do Fórum de Moda da Firjan; Duda Magalhães, diretor da Dream Factory e do Rio Moda Rio; Roberta Damasceno, fundadora da butique multimarcas Dona Coisa; Carla Pinheiro, Vice-Presidente do SEBRAE; e Carlos Tufvesson, presidente do Conselho de Moda da Cidade do Rio de Janeiro.

    A segunda sessão, que tratou do impacto da Quarta Revolução Industrial no setor de moda, começou com uma apresentação de Flávio Bruno, pesquisador do Senai Cetiqt e autor do livro “Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e confecção: A visão de futuro para 2030”. Bruno falou sobre os avanços em tecnologia não somente nos materiais de confecção, mas também nos meios de produção e distribuição.

    Em seguida, a discussão focou em como otimizar a moda, reduzir custos e criar novas soluções para melhor atender as demandas do setor. Segundo os painelistas, é preciso haver uma conscientização que os métodos tradicionais de produção estão rapidamente ficando obsoletos, e que a indústria caminha numa direção de horizontalização, com estilistas e varejistas se aliando para competir com cadeias internacionais. Participaram do painel Leticia Abraham, vice-presidente da  WGSN; Fernando Pimentel, diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT); Thibaud Lecuyer – fundador da Dafiti; e Andre Carvalhal, coordenador de moda do Instituto Europeu de Design (IED).

    PROGRAMAÇÃO

    ABERTURA

    Eduardo Paes – Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

    Carlos Mariani – Presidente Interino – FIRJAN

    Cezar Vasquez – Diretor – SEBRAE-RJ

    Rafael Cervone – Presidente – ABIT

    Carlos Tufvesson – Presidente do Conselho de Moda da Cidade do Rio de Janeiro

    SESSÃO 1: GLOBALIZANDO TALENTOS CRIATIVOS – O PAPEL DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS NA PROMOÇÃO DA INDÚSTRIA DA MODA LOCAL

    Moderado por Daniela Falcão – Diretora Editorial – Globo Condé Nast

    Future Flash

    Caroline Rush – CEO – British Fashion Council

    Painel

    Oskar Metsavaht – Diretor de Estilo – Osklen / Presidente do Fórum de Moda – FIRJAN

    Duda Magalhães – Diretor – Dream Factory / Rio Moda Rio

    Roberta Damasceno – Fundadora – Dona Coisa

    Carla Pinheiro – Vice-Presidente – SEBRAE

    SESSÃO 2: MODA E A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – EXPLORANDO OS PRINCIPAIS IMPULSIONADORES DE UMA INDÚSTRIA QUE PASSA POR MUDANÇAS SEM PRECEDENTES

    Moderado por João Mamede – Co-Diretor de Pesquisa do Setor de Varejo na América Latina – Santander

    Future Flash

    Flavio Bruno – Pesquisador e Professor; Autor do livro “Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e confecção: A visão de futuro para 2030” – SENAI CETIQT

    Painel

    Leticia Abraham – VP –  WGSN

    Fernando Pimentel – Diretor – ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil

    Thibaud Lecuyer – Fundador – Dafiti

    Andre Carvalhal – Coordenador de Moda – IED – Instituto Europeu de Design



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter