Marcas esportivas lançam ações para se associar a Jogos Olímpicos

  • Português
  • English
  • Postado em 15 de julho, 2016


    fila_rio_de_janeiro_2

    Historicamente, os Jogos Olímpicos servem como palco para a disputa das principais marcas esportivas do mundo. Agora, no Rio de Janeiro, está claro que não será diferente. Neste ano, a Nike é patrocinadora do Time Brasil, o que lhe dá o direito exclusivo de uso das propriedades olímpicas. A companhia americana terá uma linha de tênis com referências diretas aos Jogos Olímpicos, que será lançada no dia 5 de agosto, data da abertura do evento. A linha se chama Unlimited Glory e, além das cores – dourado, prateado e bronze – os consumidores poderão personalizar os calçados com as iniciais do país, em demonstração de apoio aos atletas. Em uma das fotos de divulgação, a empresa mostrou um modelo com a grafia “BRA” na ‘língua’ do calçado.

    De maneira geral, outras marcas esportivas também têm usado produtos para fazer referências aos Jogos Olímpicos. A Fila lançou nesta semana uma campanha toda ambientada no Rio de Janeiro, a “capital do esporte”. A ideia é representar a capital fluminense de modo mais romântico possível, com uma ligação entre a bossa nova e o esporte. A Mizuno lançou também nesta semana uma coleção chamada Golden Runners, uma homenagem aos “atletas de ouro” do Brasil. Nenhuma referência direta ao Rio 2016, mas o contexto não deixa a marca fugir do evento.

    A Puma será a marca que terá a estratégia mais clássica para os Jogos Olímpicos. A empresa lançou o tênis Ignite Dual que será usado como “modelo olímpico” durante os Jogos. Todos seus atletas patrocinados, incluindo o ícone Usain Bolt, usarão o calçado. Na semana passada, a empresa fez um evento de lançamento em São Paulo e chamou uma grafiteira para personalizar as caixas dos produtos.

    Maior rival da Puma, a Adidas tem sido discreta por ora. A empresa fez um lançamento de camisa para o Flamengo com referência aos Jogos Olímpicos. A marca deve ainda apostar na presença de atletas patrocinados, como Arthur Zanetti, e em propriedades como a bola oficial do torneio de futebol.

    O impacto de grandes eventos nas estratégias de marcas esportivas será parte dos debates da conferência de Negócios do Esporte da Casa Rio, maior programa de desenvolvimento de negócios do país, dia 25 de julho. O evento reunirá patrocinadores, detentores de transmissão de grandes eventos esportivos globais, agências de marketing esportivo, autoridades governamentais e instituições internacionais de desenvolvimento de esporte.

    Incrições aqui.

    Fonte: Máquina do Esporte



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter