IPP lança novo Mapa Digital das Ciclovias do Rio de Janeiro

  • Português
  • English
  • Postado em 21 de abril, 2015


    Rio tem maior malha cicloviária da América Latina, cujo panorama chega à base do Armazém de Dados

    A mais nova adição à galeria de Mapas Digitais do PortalGeo, parte do portal de informações do Instituto Pereira Passos (IPP) – Armazém de Dados -, é o “Mapa Digital do Rio de Janeiro – Ciclovias”. O aplicativo foi elaborado com base na nova interface do Mapa Digital do Rio de Janeiro, uma parceria entre o IPP e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), gestora do Programa Rio, Capital da Bicicleta, que faz parte do Planejamento Estratégico do Município.

    “Esse trabalho, desde a criação da base de dados geográficos à disponibilização deste mapa no Armazém de Dados, para consulta do público, durou cerca de quatro meses. Vale destacar que esse nível de colaboração e intercâmbio de informações para a produção desse mapa digital entre o IPP e a Secretaria de Meio Ambiente só aconteceu por meio do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB)”, explica Felipe Mandarino, geógrafo da gerência de geoprocessamento da Diretoria de Informações da Cidade (DIC) do IPP.

    O mapa interativo permite a visualização das rotas cicloviárias já existentes, rotas em construção, além das projetadas para o município. Assim, é possível observar importantes projetos que permitirão a expansão e integração da rede cicloviária da cidade, como as ciclovias da Maré, a ligação Tijuca — Centro, as ciclovias da Estrada do Monteiro, em Campo Grande, e da Estrada da Pedra, em Guaratiba; e a ligação Cosme Velho — Laranjeiras.

    Para estimular a integração entre a bicicleta com outros modais de transporte, permitindo viagens mais longas e evitando o uso do carro, o mapa digital também mostra as opções de transporte público do município, tanto as já existentes e como as ainda em construção.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter