Investimentos em infraestrutura crescerão 19,9% até 2018

  • Português
  • English
  • Postado em 31 de agosto, 2015


    bndes

    Investimentos em infraestrutura aumentarão em 19,9% no período de 2015 até 2018, representando um montante de R$ 578,9 bilhões. Segundo uma pesquisa apresentada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre perspectivas do investimento para a economia brasileira, o impacto da retração da economia e dos ajustes de política econômica praticamente não se fizeram notar em no setor.

    Praticamente todos os setores de infraestrutura apresentam aumento na perspectiva de investimentos, com destaque para Mobilidade Urbana, com R$ 49,7 bilhões (variação positiva de 300% no período, ou alta de 32% ao ano). Em seguida, estão os setores de Logística, com Ferrovias (mais 39,5%), Portos (mais 37%) e Aeroportos (mais 28%). Em Telecomunicações, a alta prevista é de 21%. Tal comportamento reflete o grande espaço a ser ocupado na trajetória de construção, modernização e integração da logística nacional, a prioridade dada ao setor de infraestrutura pelo governo Federal, com o Programa de Investimento em Logística (PIL) e o Programa de Mobilidade Urbana no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC).

    Os dados foram atualizados em julho de 2015 e consolidados pela Área de Pesquisa e Acompanhamento Econômico (APE) do Banco. O mapeamento feito pela APE abrange projetos e planos de investimento das empresas, incluindo aqueles apoiados, mas também os não apoiados pelo BNDES.