INCENTIVOS A EMPREENDEDORES PARA FORTALECIMENTO DA ECONOMIA É TEMA DE CONFERÊNCIA DA CASA RIO

  • Português
  • English
  • Postado em 10 de agosto, 2016


    INCENTIVOS A EMPREENDEDORES PARA FORTALECIMENTO DA ECONOMIA É TEMA DE CONFERÊNCIA DA CASA RIO

    Mais de 120 pessoas se reuniram nessa quarta, 10 de agosto, no Espaço Rio, para a conferência de Empreendedorismo da Casa Rio, o maior programa de desenvolvimento de negócios no país.

    A primeira sessão da conferência começou com um keynote de Ken Singer, diretor executivo do Center for Entrepreneurship & Technology da Universidade da California, Berkeley, discutindo as diferenças entre educação tradicional e educação empreendedora.

    Em seguida, houve um painel discutindo maneiras de alavancar a economia brasileira por meio de educação para empreendedorismo. Um dos principais pontos levantados pelo painel foI o isolamento das universidades com relação  ao mercado, em parte por causa da organização de governança das instituições. Segundo os participantes, é necessário haver uma mudança de cultura no ensino, incentivando a criatividade dos estudantes e aproximando a área acadêmica do setor privado. Além de Singer, participaram do painel Daniel Vargas, professor da Fundação Getúlio Vargas; Leonardo Donato, Assurance Partner da EY; Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata Software; e Maurício Guedes, da COPPE/UFRJ.

    A segunda sessão foi iniciada por um keynote de Andrew Humphries, fundador da The Bakery, aceleradora britânica voltada para empresas, cidades e governos. Segundo Humphries, cada vez mais, grandes companhias estão procurando startups que desenvolvam soluções para seus maiores desafios, muitas vezes dando a essas startups seus primeiros clientes, alem de vaoidar a eficácia de seu produto, beneficiando o ambiente de negócios.

    Em seguida, Humphries integrou um painel sobre como incentivar empreendedorismo de alto impacto no ambiente empresarial brasileiro. Segundo os painelistas, multinacionais já investem em programas aproximando de empreendedores, que por sua vez utilizam essa associação para conseguir investimentos para expansão das atividades.

    Os participantes concordaram que empresas brasileiras tem muito a se beneficiar explorando esse tipo de parceria, e é necessário haver uma definição dos papeis das instituições envolvidas no processo, garantindo assim uma evolução sustentável do ambiente de negócios. Além de Humphries, participaram do painel Cezar Vasquez, diretor superintendente do SEBRAE-RJ; Leandro Barbeita, gerente de programas do Centro de Inovação da Cisco Brasil; e Cláudio Bessa, desenvolvedor de Ecossistemas e executivo de startups da IBM na América Latina.

    PROGRAMMING:

    SESSION 1 – BOOSTING THE BRAZILIAN ECONOMY WITH ENTREPRENEURIAL EDUCATION

    Moderated by Mauricio Guedes – COPPE/UFRJ

    FUTURE FLASH

    Ken Singer – CEO, Center for Entrepreneurship & Technology, Universidade da California Berkeley

    PANEL

    Daniel Vargas –  Professor, Fundação Getúlio Vargas / CJUS

    Leonardo Donato – Assurance Partner | Brazil & South America Growth Markets Leader, EY

    Ladmir Carvalho – CEO, Alterdata Software

    SESSION 2: ENCOURAGING HIGH IMPACT ENTREPRENEURSHIP WITHIN BRAZIL´S BUSINESS ENVIRONMENT

    Moderated by Humberto Matsuda – Managing Partner da Performa Investimentos

    FUTURE FLASH

    Andrew Humphries – Founder, The Bakery & UKTI Global Entrepreneur Programme Dealmaker

    PAINEL

    Cezar Vasquez –Superintendent, SEBRAE RJ

    Leandro Barbeita – Head of Innovation Center, Cisco Brasil

    Cláudio Bessa – Developer Ecosystem & Startups Executive – IBM LatAm



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter