Governo lança plano de concessões e prevê três leilões de petróleo em 2017

  • Português
  • English
  • Postado em 14 de setembro, 2016


    O governo federal lançou nessa terça-feira (13/09) um plano de concessões com mais de 20 projetos em diversas áreas e a indústria de petróleo foi contemplada com três leilões de blocos exploratórios previstos para 2017.

    A primeira rodada anunciada, marcada ainda para o primeiro semestre, será a das áreas marginais, já aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética. A segunda será a 14ª rodada de concessões da ANP e a terceira será o leilão do pré-sal, sob o regime de partilha, que chegará a sua segunda edição desde que houve a mudança no marco regulatório do setor. As duas últimas serão no segundo semestre de 2017. A regularidade do cronograma de leilões de áreas exploratórias é uma bandeira defendida pela indústria de óleo e gás há muitos anos, principalmente pelo IBP, que reúne as operadoras.

    Outros projetos previstos no plano são dois terminais para movimentação de cargas nos portos do Rio de Janeiro (trigo), e de Santarém, no Pará (combustíveis); as concessões dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza; trechos das rodovias BR-364/365, entre Goiás e Minas Gerais, e BR-101/116/290/386, no Rio Grande do Sul; e as linhas ferroviárias Norte-Sul, Ferrogrão e Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).