França suspende operações

  • Português
  • English
  • Postado em 20 de janeiro, 2012


    » Renata TranchesO governo dos Estados Unidos reagiu de forma diplomática à decisão do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de suspender as operações militares no Afeganistão. Sarkozy anunciou a interrupção das atividades depois da confirmação da morte de quatro soldados franceses em um ataque.

    “Lamentamos suas perdas, mas essas são decisões que somente o governo e o povo francês podem tomar”, disse John Kirby, capitão da força naval americana. “Cabe a eles determinar sua contribuição, assim como modificá-la como melhor lhes pareça.” O porta-voz lembrou que o treinamento das forças de segurança afegãs é essencial para o fim das atividades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na região. “A missão de treinamento é crucial, vital para nosso êxito e nossa capacidade de assegurar a transição até 2015″, apontou Kirby.

    O ataque foi coordenado por soldados do Exército afegão, que deveriam atuar com a Otan. “Não podemos aceitar que nenhum de nossos soldados seja ferido ou assassinado por nossos aliados. É inaceitável. Se as condições de segurança não estão estabelecidas, será proposta a retirada antecipada das tropas francesas”, ponderou Kirby.

    Correio Braziliense/AC