FMI afirma que a habilidade de atrair investimentos estrangeiros ajudará o Brasil a se recuperar economicamente

  • Português
  • English
  • Postado em 28 de abril, 2016


    O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou a resiliência do Brasil em atrair investimentos internacionais apesar de sua atual situação política e econômica, afirmando que isso contribuirá para a recuperação do país. Os níveis de investimento estrangeiros no Brasil cresceram atingiram US$ 17 bilhões no primeiro trimestre deste ano  –  contra US$ 13,1 bilhões no mesmo período em 2015 – apesar de uma crise política desde o início de 2016.

    “É incrível o nível de investimento estrangeiro direto que estamos vendo, mesmo com tudo que está acontecendo. Pessoas estão vendo boas oportunidades, olhando para o médio prazo e aqueles que perderam a oportunidade de entrar no Brasil há dez anos estão vendo a situação atual como uma janela para entrar no país e ficar pelos próximos 10 anos”, disse Alejandro Werner, diretor do Fundo para o Hemisfério Ocidental.

    Werner ainda apontou que a grande questão é quanta coesão política o governo federal conseguirá manter após a resolução do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef. “Se, eventualmente, a crise política ficar pra trás e houver um pacote de medidas apontando um caminho a se seguir, podemos ver uma situação em que a combinação entre o real desvalorizado e empresas com balanço desfavorável pode gerar um aumento considerável de investimento estrangeiro nos próximos dois ou três anos”, disse Werner.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter