VI Seminário Internacional de Energia Nuclear

  • Português
  • English
  • Local: Rio de Janeiro - , Brasil

    Data: 16/06/2015

    Horário: 09:00h


    O Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN), que será realizado de 17 a 18 de junho, no Rio de Janeiro, vai ganhar um reforço importante a partir de 2015. A edição deste ano vai agregar duas novas ações: a Expo Nuclear – 1ª Feira de Tecnologia em Engenharia Nuclear, e o 1º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para fins pacíficos, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), que ocorrerá no dia 16 de junho.

    O conteúdo programático do SIEN mantem a proposta de reunir todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias, cadeia da indústria, mercado potencial e outros temas pertinentes. O SIEN será realizado no Centro de Convenções Bolsa de Valores do Rio, na Praça XV de Novembro, 20 – Térreo, no Centro do Rio.

    Entre os principais temas a serem debatidos no seminário estão: ampliação internacional da energia nuclear como opção à mudança climática; segurança das usinas; disposição dos rejeitos radioativos; tecnologias para reduzir custo de construção e manutenção; fornecimento para grandes componentes nucleares; expansão da matriz elétrica e a construção de novas usinas brasileiras; ingresso do capital privado na geração de energia nuclear no Brasil; o desafio da mão de obra especializada; e os múltiplos usos da radiação para fins pacíficos.

    Expo Nuclear
    A Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas do setor, Institutos de Pesquisa, governo etc, será destinada às empresas que constroem e operam centrais nucleares, fabricantes de equipamentos, combustível e suprimentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor suas soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

    ETEN
    O 1º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para fins pacíficos, que ocorrerá no dia 16 de junho, vai mobilizar a comunidade Científica Nuclear em prol de uma maior interação entre as instituições, viabilizando a realização de trabalhos de pesquisas futuras por meio de cooperação técnica. O evento se propõe a ser um encontro anual de institutos de pesquisas, universidades, empresas da cadeia nuclear, agencias nacionais e internacionais, governo, agencias e órgãos de segurança etc., tornando-se um fórum permanente de discussão no setor, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil.

    O 1º ETEN será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), na Praia Vermelha, Urca, zona sul do Rio. Entre os temas debatidos estão: Geração e Suprimento de Energia; Reatores de Pequeno Porte; Radiofármacos; Radiação na Indústria e Agricultura; Segurança Nuclear; Rejeitos Nucleares; e Ciclo do Urânio.

    As inscrições para’nbsp;o evento estão abertas, basta solicitar o formulário pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou ligar para o atendimento ao participante, nos números: (21)2262-9401 ou (21)2244-6211. Para ser um expositor, basta entrar em contato pelo email producao.planeja@gmail.com. Esses contatos também estão disponíveis para quem estiver interessado em patrocinar o evento.

    FA



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter