Destaques

  • Português
  • English
  • Postado em 16 de janeiro, 2012


    País no radar da Statoil

    As duas grandes descobertas no Ártico em 2011 confirmaram a estratégia da norueguesa Statoil de focar em exploração no extremo norte, disse o diretor financeiro da companhia à Reuters. A empresa prevê buscar petróleo nas águas do Ártico na Noruega, Rússia e Groenlândia nos próximos anos. A companhia também foca em áreas no Brasil, Angola, leste da África e Indonésia, disse Torgrim Reitan. No começo deste mês, a Statoil anunciou Havis, uma grande descoberta no Mar Barents na Norueguesa, o que juntamente com o campo de Skrugard pode conter reservas combinadas de 400 milhões a 600 milhões de barris de óleo equivalente.

    Oferta de chumbo e zinco

    Os níveis de produção de chumbo e de zinco avançaram acima da demanda entre janeiro e novembro. Segundo divulgou o Grupo Internacional de Estudos de Chumbo e Zinco (ILZSG, na sigla em inglês), houve um superávit de 157 mil toneladas de chumbo e de 337 mil toneladas de zinco no período. A produção de chumbo mundial avançou de 8,748 milhões de toneladas no mesmo período de 2010, para 9,376 milhões de toneladas. A demanda, ficou no patamar dos 9,219 milhões de toneladas, alta de 6%. Já a produção do zinco cresceu 1,9%, para 11,918 milhões de toneladas. A demanda pelo metal avançou 0,7%, alcançando 11,581 milhões de toneladas.

    Recorde em celulares

    O Brasil adicionou 39,3 milhões de novas linhas de telefones celulares em 2011, o maior volume nos últimos anos, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A banda larga móvel dobrou de tamanho no país, passando de 20,6 milhões de acessos para 41,1 milhões, somando-se telefones e modens de acesso. Foram registrados 7,87 milhões de modens, ou 3,25% do total de celulares. O país fechou o ano com 242,2 milhões acessos em serviço, crescimento de 19,36% na comparação com 2010.

    Aquisição do Buscapé

    O Buscapé comprou participação na Resolva.me, uma rede de recomendações entre clientes e prestadores de serviços diversos. O valor do negócio e o tamanho da fatia adquirida não foram revelados. O Resolva.me foi criado há aproximadamente um ano e tem cerca de 2,3 mil usuários ativos.

    Naufrágio afeta vendas

    O setor de cruzeiros marítimos enfrenta a árdua tarefa de recuperar a confiança do consumidor, assombrado com as imagens do navio Costa Concordia, que naufragou na sexta-feira no litoral da Itália, e pode sofrer um duro golpe nas vendas. A Carnival, dona do Costa Concordia, já havia reduzido preços em dezembro devido a uma demanda mais franca na Europa, segundo a Reuters. (Ver mais na página B4)

    Valor Econômico/AC