Coppe-UFRJ ganha aporte para laboratório de microscopia eletrônica

  • Português
  • English
  • Postado em 22 de setembro, 2015


    coppe

    O Coppe-UFRJ ganhou um aporte de R$ 768 mil da Vallourec para o desenvolvimento de seu Núcleo de Microscopia Eletrônica, inaugurado dia 14 de setembro. O laboratório é o mais avançado do país na caracterização de materiais de engenharia e bioengenharia, com microscópios capazes de mapear a composição química dos materiais, identificando o átomo e sua posição relativa, e de efetuar a reconstrução tridimensional de fases e precipitados.

    “Um importante diferencial do laboratório é sua capacidade de realizar esse mapeamento em alta velocidade, devido à configuração do microscópio de transmissão, que possui quatro detectores de raios X inseridos em sua coluna. Uma análise que antes era feita em seis horas poderá ser realizada em alguns minutos”, explica Luiz Henrique de Almeida, professor da Coppe e coordenador do Núcleo.

    O acordo entre Coppe e Vallourec prevê que a multinacional francesa terá acesso a estudos e análises na área de metalurgia e utilização de equipamentos usados em análise microestrutural de materiais. As experiências conduzidas no Núcleo atenderão a diversas áreas, como a de desenvolvimento de novos polímeros e catalisadores, em processos de separação por membranas e em pesquisas na área de catálise voltadas para o setor de petróleo e gás natural.