Coppe inaugura o mais potente computador instalado em universidades do País

  • Português
  • English
  • Postado em 14 de julho, 2016


    1030778-13072016-_dsc0349

    O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou o Supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do País. Dotado de um sistema de engenharia inédito e que possibilita operação remota com eficiência energética, o equipamento foi apresentado à comunidade científica em solenidade, nesta quarta-feira (13/07), na Cidade Universitária, na presença do ministro de da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

    Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. A máquina conta com um sistema de engenharia exclusivo que desobriga o acompanhamento presencial 24 horas por dia, como é a regra para os demais computadores de alto desempenho no Brasil.

    O supercomputador foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International (consórcio vencedor da licitação), no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Segundo a Coppe, o supercomputador integrará o Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), como primeiro nó, aumentando em 20% a capacidade dessa rede e consolidando o Rio de Janeiro como o maior centro de pesquisas a fazer parte.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter