Coppe e BSC lideram projeto internacional de computação voltado para o setor energético

  • Português
  • English
  • Postado em 4 de março, 2016


    coppe

    Pesquisadores da Coppe/UFRJ estão coordenando um esforço internacional para melhorar a eficiência do setor energético. Denominado HPC4E (High Performance Computing for Energy), o projeto reúne instituições de pesquisa e empresas do Brasil e da União Europeia, e é liderado pelo professor Álvaro Coutinho, coordenador do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe, e pelo professor José María Cela, diretor do departamento de Aplicações Computacionais para Ciência e Engenharia do Centro Nacional de Supercomputação em Barcelona (BSC-CNS, na sigla em espanhol, ou BSC, em inglês). O HPC4E foi oficialmente lançado em Barcelona, no dia 2 de fevereiro.

    O objetivo do projeto é, por meio da computação de alto desempenho, gerar conhecimento e tecnologias voltadas para projetos e pesquisas no âmbito do setor de energia. “A maioria das empresas gastam uma fortuna para fazer imageamento sísmico e simulação de procedimentos geológicos. Pretendemos aprofundar essas técnicas para melhorar o desempenho das aplicações e permitir que se conheça as superfícies com mais detalhe, minimizando riscos econômicos e ambientais. A percepção é de que só a tecnologia pode ajudar a reduzir os riscos, viabilizando uma produção mais barata”, explica Álvaro Coutinho. Os cálculos serão feitos no Nacad, no Laboratório Nacional de Computação Científica, localizado em Petrópolis, e no supercomputador MareNostrum do BSC-CNS, em Barcelona.

    Além da Coppe e do BSC, o projeto inclui ainda as empresas Petrobras, Repsol, Total, e Iberdrola, bem como universidades e centros de pesquisa no Brasil e na Europa, como LNCC, UFRGS, ITA, UFPE, Universidade de Lancaster (Reino Unido), Inria (França) e Ciemat (Espanha). O financiamento é paritário. São dois milhões de euros pagos pela União Europeia e outros dois milhões carreados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter