Chamada conjunta de Brasil e França busca fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento

  • Português
  • English
  • Postado em 23 de junho, 2015


    Brasil e França vêm estreitando cada vez mais os laços comerciais. A iniciativa mais recente entre os dois países foi o lançamento de chamada pública para que empresas brasileiras e francesas apresentem projetos conjuntos em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo do programa é incentivar a criação de novas tecnologias a partir dos projetos conjuntos de P&D. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, que deverão desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

    As propostas apresentadas serão analisadas por um comitê gestor, coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela contraparte francesa.

    Os projetos podem ser feitos nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, saúde, energia, cosméticos e petróleo e gás. Os valores disponibilizados e as datas de submissão de propostas não foram divulgados. As companhias interessadas em participar do edital devem manter contato prévio, diretamente ou por meio da página do programa.