Cefet-RJ inaugura planta de energia solar para formação de pessoal | Rio-Negócios

Cefet-RJ inaugura planta de energia solar para formação de pessoal

  • Português
  • English
  • Postado em 8 de junho, 2015


    O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), na Zona Norte do Rio de Janeiro, inaugurou uma planta fotovoltaica com o objetivo de capacitar professores e técnicos para o ensino e instalação de energia solar.

    A planta, com potência de 6 quilowatts-pico (KWp), teve investimentos de R$ 80 mil, e integra a carteira de projetos do Programa Rio Capital da Energia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis). O projeto também recebeu apoio da agência alemã de fomento Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da Light Esco. As instalações ficaram a cargo da empresa Eudora Solar.

    Para a coordenadora do Rio Capital da Energia, Maria Paula Martins, a experiência no Cefet-RJ é mais um importante passo para a consolidação da energia solar no estado. “O momento é bastante propício. A energia solar se transformou em uma excelente oportunidade, devido ao aumento crescente do custo da energia elétrica e do barateamento dos equipamentos fotovoltaicos. Vamos precisar de mão de obra habilitada para implantar esses projetos. Por isso, a capacitação e a formação profissional têm uma tremenda importância”, reforça Maria Paula.