CASA RIO – DIGITAL MEDIA & GAMES DISCUTE OS PASSOS PARA TRANSFORMAR O RIO EM UM HUB DIGITAL

  • Português
  • English
  • Postado em 23 de agosto, 2016


    CASA RIO – DIGITAL MEDIA & GAMES DISCUTE OS PASSOS PARA TRANSFORMAR O RIO EM UM HUB DIGITAL

    A cadeia produtiva digital do Rio de Janeiro e do Brasil esteve representada na conferência de Digital Media & Games da Casa Rio, o maior programa de desenvolvimento de negócios do Brasil, nessa quarta-feira, 17 de agosto, no Espaço Rio, no Boulevard Olímpico.

    O evento contou com uma abertura de Pedro Perácio, chefe da Comunicação Digital da Prefeitura do Rio, e Cláudio Lins de Vasconcelos, Secretário Nacional da Economia da Cultura. Perácio falou sobre a experiência da cidade estabelecendo parcerias inéditas para melhorar a vida do carioca unindo a tecnologia do Centro de Operações com os dados providos pelos cidadãos. Vasconcelos discutiu a importância de investir não apenas em tecnologia, mas também na qualidade do conteúdo apresentado nesses novos meios.

    A primeira sessão da conferência começou com um keynote de Carlos H. Moreira Jr., diretor executivo de LatAm Media do Twitter. Moreira falou da tendência das marcas em utilizar os avanços no campo de análise de mídias digitais para direcionar suas ações, procurando engajar o público.

    Em seguida, o primeiro painel discutiu os desafios de monetizar sua marca através de plataformas transmídia. Participaram do painel Daniel Japiassu, CEO da Ydreams Global; Daniel Conti, General Manager da Vice Media no Brasil; José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom; e Sérgio Sá Leitão, jornalista e CEO da Escarlate. Os painelistas concordaram que houve uma mudança drástica na forma com que as novas gerações consomem conteúdo e como esse fato determinou as novas relações entre marcas e companhias de mídia na produção de conteúdo. “O importante é a criação de conteúdo que reflete os valores tanto da marca quanto da plataforma, uma vez que o público irá responder a algo verdadeiro”, afirmou Daniel Conti.

    A segunda sessão foi iniciada por um keynote de Regina Chamma, Head do Google Play na América Latina, que falou sobre o apoio ao produtor nacional de games e aplicativos no meio da concorrência internacional. Segundo ela, a indústria de games brasileira ainda é embrionária. Para Regina, é preciso criar um ambiente onde os desenvolvedores possam atingir o máximo de seu potencial – seja com educação ou investimentos – e as plataformas possam criar maneiras de monetização.

    O segundo painel discutiu o fortalecimento da produção regional de games. Participaram do painel  Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES; Arthur Protasio, fundador e diretor criativo da Fableware; Carlos Estigarribia, CEO da Leela Games e Renato Botelho, diretor de Business Development da Rio Negócios.

    Na avaliação de Luciane Gorgulho, o setor tem agora melhores meios de financiar seu desenvolvimento. “O banco identificou o potencial da indústria, seu papel na cultura em geral e a necessidade de financiamento para seu desenvolvimento. Um exemplo do compromisso do BNDES com o setor é que o Fundo Setorial do Audiovisual fez, em 2016, seu primeiro aporte destinado a uma empresa de games”, afirmou ela, referindo-se aos R$ 1,5 milhão aportado ao projeto de desenvolvimento de jogos digitais da empresa Aquiris Games, de Porto Alegre.

    Arthur Protasio destacou que melhoria no ambiente de negócios propicia a criação de um hub para a indústria de games no Rio de Janeiro, aproveitando a proximidade com o centro criativo audiovisual do país. “Existe um potencial de desenvolvimento de games baseados em propriedade intelectual já estabelecida, mas que não são realizados por falta de diálogo entre os dois lados”, declarou Protasio.

    PROGRAMAÇÃO

    OPENING REMARKS

    Pedro Peracio – Chief Digital Officer, Rio City Hall

    Cláudio Lins de Vasconcelos – Secretário Nacional da Economia da Cultura

    SESSION 1: HOW TO MONETIZE YOUR BRAND IN TRANSMEDIA PLATFORMS?

    Moderated by Sergio Sá Leitão, Journalist and CEO Escarlate

    FUTURE FLASH

    Carlos H. Moreira Jr. – Executive Director of LatAm Media,Twitter

    PANEL

    Daniel Japiassu – CEO, Ydreams Global

    Daniel Conti, General Manager Brasil, Vice Media Inc

    José Colagrossi – Executive Director, IBOPE Repucom

    SESSION 2: HOW TO STRENGTHEN THE REGIONAL PRODUCTION OF GAMES?

    Moderated by Renato Botelho, Business Development, Rio Negócios

    FUTURE FLASH

    Regina Chamma, Head Google Play LatAm, Google

    PANEL

    Arthur Protasio – Founder and Creative Director, Fableware

    Carlos Estigarribia, CEO Leela Games

    Luciane Gorgulho – Head of the Department of Economics of Culture, BNDES