CASA RIO DEBATE IMAGEM DO RIO DE JANEIRO PARA ATRAÇÃO INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS

  • Português
  • English
  • Postado em 16 de agosto, 2016


    CASA RIO DEBATE IMAGEM DO RIO DE JANEIRO PARA ATRAÇÃO INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS

    O desenvolvimento internacional da marca Rio e seu potencial como ferramenta para atração de investimentos foi o tema principal da conferência de Turismo & City Branding da Casa Rio, o maior programa de desenvolvimento de negócios do país, nesta terça feira, 16 de agosto, no Espaço Rio, Boulevard Olímpico.

    O evento contou com uma abertura feita pelo presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Melo, pelo secretário de Turismo, Nilo Sérgio, e por Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.  Nilo destacou o desenvolvimento da cadeia de turismo no Rio de Janeiro em virtude dos Jogos, com um aumento da capacidade hoteleira para mais de 40 mil quartos, além das obras de revitalização urbana e mobilidade, cirando um novo ambiente para turistas do resto do país e do mundo aproveitarem a nova cara do Rio.

    A primeira sessão da conferência começou com um keynote de Daniel Alencar, diretor de estratégia de marca da Future Brand, uma das principais companhias de comunicação do mundo. Alencar pontou que o dia a dia e tudo que é produzido localmente contribui para a definição de sua marca. “O que o mundo percebe como as qualidades definitivas de um local acaba influenciando sua capacidade de atrair investimentos”, concluiu ele.

    Em seguida, o primeiro painel teve tratou do place branding como uma ferramenta competitiva para a atração de investimentos e desenvolvimento do turismo. Participaram do painel Karem Basulto, Country Manager da Tourism New Zealand; Armando Cardenas, diretor do Fondo Mixto de Promoción Turística de la Ciudad del México; Georg Wagne, sócio da Spirit Design Austria; e Ernesto Freire, consultor de filantropia cívica para a Bloomberg. Segundo os painelistas, é preciso haver uma estratégia segmentada para o desenvolvimento de uma marca de local, atendendo a interesses diversos. Cada país procura algo diferente, e a apresentação de diferentes aspectos de uma cidade ajuda a ampliar a imagem numa escala global.

    A segunda sessão foi iniciada por um keynote de Luis Justo, CEO do Rock In Rio. Justo falou das experiências do Rock in Rio de construir a marca do evento intimamente atrelada à imagem da cidade. O festival expandiu suas atividades em uma escala global, com edições na Europa e nos EUA, e estabeleceu parcerias com instituições como bancos, tudo com base na experiência do evento e da cidade.

    Após o keynote, o segundo painel debateu a imagem que o Rio de Janeiro deseja vender ao mundo. Participaram do painel Patrick Mendes, CEO de Hotel Services Americas & Caribbean da Accor; Michael Nagy, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau; Arnon de Mello, VP da NBA para a América Latina; e Caio Esteves, CEO da PLUS – Places for Us. Os painelistas concordaram que o legado de desenvolvimento urbano das Olimpíadas proporcionou um aumento na autoestima do carioca, e que a cidade agora oferece novos destinos turísticos, na forma do Boulevard Olímpico e da zona portuária. Segundo Arnon de Mello, patrocinadores internacionais já demonstram interesse na cidade e a experiência proporcionada, como é o caso da NBA, que estabeleceu um escritório no Rio.

    PROGRAMAÇÃO
    OPENING REMARKS

    Vinicius Lummertz – President, Embratur

    Antonio Pedro Figueira de Melo – Secretary of Tourism, City Hall of Rio

    Nilo Sergio Felix – Secretary of Tourism, State of Rio de Janeiro

    SESSION 1: PLACE BRANDING AS COMPETITIVE TOOL TO ATTRACT INVESTMENT

    Moderated by Ernesto Freire – Philanthropic Civic Consulting, Bloomberg

    FUTURE FLASH

    Daniel Alencar – Brand Strategy Director, Future Brand

    PANEL

    Karem Basulto – Country Manager, Tourism New Zealand

    Armando Cardenas – Director, Fondo Mixto de Promoción Turística de la Ciudad del México

    Georg Wagner – Partner, Spirit Design Austria

    SESSION 2: WHAT RIO DO WE WANT TO SELL?

    Moderated by Caio Esteves – CEO, PLUS – Places for Us

    FUTURE FLASH

    Luis Justo – CEO, Rock in Rio

    PANEL

    Patrick Mendes – CEO, Hotel Services Americas & Caribbean Accor*

    Michael Nagy – Director, Rio Convention & Visitors Bureau

    Arnon de Mello – VP, NBA LatAm

    FUTURE FLASH

    Margareth Carvalho – Tourism Coordinator, SEBRAE RJ



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter