Brasil se despede de Davos com requinte

  • Português
  • English
  • Postado em 30 de janeiro, 2012


    No auge

    Festa brasileira reuniu elite política e econômica

    Fernando Dantas

    O economista Nouriel Roubini, conhecido como “Dr. Catástrofe” pelas previsões sempre sombrias, foi um dos primeiros a chegar, acompanhado de uma jovem loura estonteante, em um vestido vermelho grudado às linhas sinuosas do corpo. Em alguns momentos, ele conversava com o colega Xavier Sala- i-Martin, o economista espanhol cuja marca registrada são as roupas espalhafatosas, acompanhado de uma morena estilosa de cabelo curto. No salão de festas do Centro de Congressos de Davos, personalidades da elite econômica e política mundial se misturavam a jornalistas para a grande festa brasileira que encerrou o Fórum Econômico Mundial de 2012 no sábado.

    Os que esperavam mulatas seminuas, bateria de escola de samba e uma culinária tradicional com certeza se surpreenderam. Em vez de apelar para os clichês do Brasil turístico, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que organizou o evento, resolveu apostar numa abordagem mais sofisticada. Assim, enquanto um grupo de bossa-nova revezava- se com apresentações criadas para a ocasião de bailarinos do Grupo Corpo, os convidados se serviam da culinária da chef brasiliense Neka – uma novidade mesmo para boa parte dos brasileiros presentes, com sua refinada releitura de quitutes regionais, em pratos como escondidinho de milho verde, confit de picanha com molho de vinho tinto e gelatina de cachaça.

    Os barmen suíços tentavam caprichar na preparação de caipirinhas e caipiroskas de vodka russa, mas a demanda era tanta que a partir de determinado momento, para decepção de alguns, já não havia cachaça.

    No segundo espaço da festa, por cima de uma grande piscina coberta, os símbolos da nacionalidade estavam mais evidentes. Um grupo de samba botou para dançar boa parte dos convidados e, no fundo, um telão transmitia grandes momentos dos jogos do Brasil nas Copas do Mundo, como inesquecíveis lances de gênio de Pelé, Tostão, Jairzinho e Gerson no tricampeonato de 1970. Uma porta-bandeiras e um mestre-sala exibiam-se entre os convidados.

    “É o coroamento de uma participação do Brasil que quebra paradigmas”, exultava Gutemberg Uchôa, gerente-geral de investimentos da Apex, e principal organizador da participação da agência no fórum. Ele defendeu ardorosamente o investimento de R$ 5 milhões, que garantiu não ter sido apenas na festa – despesa residual, segundo ele -,mas também para a organização de eventos paralelos, como um seminário de petróleo e gás e uma campanha publicitária em Davos com anúncios em ônibus e dois grandes outdoors no luxuoso Hotel Belvedere, onde se concentravam estandes de algumas das maiores empresas do mundo.

    “Não posso ir buscar investimento em país pobre, nós tivemos um jantar aqui que se caísse uma bomba acabava com um quinto do PIB do mundo”, explicava Uchôa. Entre os participantes do evento estavam Michael Dell,fundador e principal executivo da Dell Computers, e Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan.

    Quanto à muito comentada ausência de Dilma Rousseff, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do BC,Alexandre Tombini – além do cancelamento da vinda do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel – numa edição do fórum em que a Apex se esforçou para fazer o Brasil brilhar, Uchôa comentou que não pode responder pela agenda da presidente.

    Mas, para Uchôa, qualquer decepção era compensada por ver sambando a vice-presidente sênior da General Eletric, Beth Comstock, que teve um encontro no fórum com o vice-ministro do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, para discutir sustentabilidade e a Rio+20. Perto da meia noite, o gerente-geral da Apex dizia ter tentado encerrar o evento duas vezes, mas ninguém ia embora. À 1h30, o salão ainda estava repleto.

    O Estado de S. Paulo/AC



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter