Brasil e Espanha lançam programa de apoio a empresas de inovação

  • Português
  • English
  • Postado em 2 de outubro, 2015


    Empresas brasileiras e espanholas que atuam na área de inovação tecnológica terão o apoio de um programa anunciado nesta quinta-feira, 1 de outubro, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Parte de um acordo de cooperação firmado em 1996 entre a Finep e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do governo espanhol, o edital será lançado oficialmente dia 14 de outubro em Madri.

    O edital tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de empresas dos dois países para impulsionar a inovação de seus produtos, focando no mercado mundial, e está aberto a projetos de todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base. Os projetos apresentados deverão ter, no mínimo, uma empresa de cada país. As propostas poderão ser enviadas até o dia 31 de dezembro. A partir daí, em um processo que se estenderá até junho de 2016, ocorrerá a seleção dos projetos que, no caso da Finep, receberão crédito, dentro das linhas da política operacional da instituição, que variam de acordo com o grau de inovação do projeto apresentado. Não há uma linha pré-determinada. No lado espanhol, os projetos serão apoiados com crédito e subvenção econômica.

    No futuro, o objetivo do Finep é reeditar o formato do edital com outros países, como Inglaterra e Noruega, e reformatar o programa para que a financiadora possa apoiar as empresas, no âmbito dessas parcerias, não só com crédito, mas com subvenção econômica, e também com apoio a projetos de parceria entre empresas e universidades. “Eles teriam acesso ao amplo leque de instrumentos da Finep e não apenas ao crédito”, disse Luis Fernandes, presidente do Finep.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter