Big data desenvolvido no Rio de Janeiro simplifica criação de aplicações

  • Português
  • English
  • Postado em 27 de março, 2015


    Uma nova plataforma de construção de Big Data que reduz o prazo de implementação de nove meses para apenas uma semana foi desenvolvida no centro de pesquisa da empresa EMC – o maior laboratório de Big Data no Brasil – no Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro .

     O projeto, chamado Federation Business Data Lake, apresentado esta semana, integra em uma única suíte todos os elementos para a construção da infraestrutura de um Big Data, reduzindo sensivelmente o seu  prazo de implementação. O diretor de serviços de consultoria para a América Latina, Guilherme Bujes, destaca que uma das vantagens da plataforma é que as empresas passam a contar com atendimento integrado e um único ponto de suporte técnico.

     Junto com o lançamento da plataforma Federation Business Data Lake, estão sendo apresentados casos de uso que facilitarão a implementação de projetos de Big Data nesses setores. Dois, dos oito casos de uso que serão lançados, foram desenvolvidos no Brasil por pesquisadores do Centro de P&D em um modelo de co-inovação com as empresas e instituições usuárias.

     O destaque é o caso de uso é de cidades inteligentes, desenvolvido em conjunto com a prefeitura do Rio e que poderá ser adotado por diversas cidades no mundo. Em conjunto com a prefeitura, a EMC está trabalhando uma plataforma sobre a qual poderão ser desenvolvidas aplicações para as áreas de transporte e saúde.

     A primeira aplicação será utilizada para informar ao cidadão os horários de paradas dos ônibus e para o gerenciamento da malha de transporte público para a melhor definição de rotas e monitoramento e controle. A oferta do aplicativo ao cidadão é fundamental para que a prefeitura passe a contar com dados sobre o deslocamento da população, sem precisar depender de outras fontes que retêm os dados do cidadão, como a ferramenta Waze. A solução ficará disponível no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.



    Rio Negócios Newsletter

    Cadastre-se e receba mensalmente as principais novidades em seu email

    Quero receber o Newsletter