Acervo do MAC já está no prédio onde era o Detran

  • Português
  • English
  • Postado em 29 de janeiro, 2012


    São Paulo – Um dos maiores acervos de arte da América Latina ganhou uma nova sede, no último sábado. O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) passou a ocupar o Palácio da Agricultura (antiga sede do Detran), que foi restaurado e adequado pelo Governo do Estado de São Paulo, em um investimento de cerca de R$ 76 milhões. Projetado originalmente por Oscar Niemeyer, o prédio está totalmente adaptado para receber as obras de arte, com 23 mil m² de área expositiva. O espaço vai atender a necessidade do MAC de ter uma sede maior, já que atualmente menos de 5% do acervo do museu podia ser exposto.

    Para marcar a abertura da nova sede, está em cartaz a mostra “O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia”, com 17 obras que ajudam a compreender a complexidade da arte entre os anos 1940 e o final dos anos 1990. “O MAC USP está agora em um espaço compatível com a importância do seu acervo e da sua história”, diz o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

    “Além disso, vai integrar o polo cultural da região do Ibirapuera, que já conta com outros museus projetados por Niemeyer, como a Oca, o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil”, completou.

    A reforma no prédio começou em dezembro de 2008. Foram executadas instalações elétricas e hidráulicas, de ar condicionado, modernização dos elevadores e instalações dos brises. Também foram construídas paredes expositivas e duas torres para escadas de segurança e de serviço. Além disso, foram refeitos o piso e a cobertura do prédio.

    DCI – Comércio, Indústria e Serviços/AC