4ª Chamada Coordenada Brasil-UE para projetos de TI deve ser lançada até o fim de 2016

  • Português
  • English
  • Postado em 21 de setembro, 2016


    tecnologia-informacao

    A parceria entre o Brasil e a União Europeia para fomento de pesquisa e desenvolvimento em TI, que ao todo já alocou cerca de 34 milhões de euros em três chamadas coordenadas, deve aumentar com a 4ª Chamada Coordenada Brasil-EU, prevista para lançamento até o fim de 2016, com cada lado aportando 8 milhões de euros.

    Segundo Lisandro Granville, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – órgão a frente do lançamento no Brasil -, a quarta chamada terá como foco projetos voltados à Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), internet 5G e computação em nuvem. “Os temas foram escolhidos entre os países dentro do Diálogos Setoriais, por serem considerados assuntos extremamente estratégicos para as TICs”, afirmou.

    Para propostas de computação em nuvem, o governo brasileiro colocará  2,5 milhões de euros no edital. Em IoT haverá um investimento de 4,5 milhões e para internet 5G cerca de 1 milhão de euros. Os valores podem variar dependendo de como os projetos serão constituídos. Pelo calendário preliminar, a inscrição deverá ser feita até março de 2017, com contratação prevista até dezembro do próximo ano. Os projetos de P&D aprovados têm duração máxima de três anos.

    “Podemos ter alteração nas datas, de acordo com o processo. Mas em princípio, entre novembro a dezembro de 2016, será a abertura dos sistemas de submissão à chamada no Brasil. O grupo europeu também submeterá seus projetos nos sistemas pela comissão europeia. Temos até o final do ano para fazer o lançamento”, informou Granville.